Qual a importância da inovação para empresas?
- Daiane Garabeli
- 16 de ago. de 2021
- 2 min de leitura
A inovações mais arriscadas e complexas são as inovações de disruptivas, que exploram mercados que ainda não existem, demandando de conhecimentos e estratégias ainda desconhecidas até mesma pelas empresas mais inovadoras.

As empresas têm dificuldades em desenvolver inovações radicais ou disruptivas, porque demandam do desenvolvimento de novas habilidades por parte das empresas, sejam elas pequenas, médias ou grandes como:
a) desenvolver novas estratégias;
b) atuar em rede;
c) estar em constante interação com novos parceiros
Cabendo à empresa decidir como explorar ambientes reprimidos e incertos, mantendo sua estratégia por tempo suficiente para colher os resultados e estar ciente que essas mudanças irão tomar muito mais tempo.
Ser uma empresa competitiva significa ter condições de oferecer ao mercado produtos e serviços que tenham alta qualidade, baixo custo, que sejam inovadores de tal modo que possam competir com seus concorrentes em nível mundial. É inegável que a qualidade e a eficiência produtiva já são commodities e são insuficientes para diferenciar a empresa a ponto de impulsionar seu crescimento, sendo assim, o principal pilar para o crescimento é a inovação.
Para inovar, uma empresa se posiciona além da eficiência operacional, ela se posiciona no lugar de seus clientes, e quando entende esse seu posicionamento, passa a entender o seu mercado e, valoriza ter pessoas qualificadas no processo sistematizado para a gestão da inovação de seus produtos e/ou serviços e quanto maior dificuldade suas concorrentes sentirem em copiar a sua inovação, maior e por mais tempo será o retorno que esta empresa terá com o seu produto ou serviço.
Para que a inovação alcance esse nível de cultura da empresa e de fato transforme a organização, é preciso entender as estruturas de gestão, desde a identificação de novas oportunidades até a entrega de novos produtos no mercado.
Inovar é caminhar constantemente em um cenário desafiador, e as empresas que entendem o quanto a gestão da inovação pode prepará-las e as posicionarem no mercado, em momentos de crise, estarão muito mais preparadas para conquistar seu espaço, pela diferenciação inovadora no mercado.

Comentários